Dr Rogerio Leal
06 Janeiro 2020 - Dúvidas

Cuidados com a pele

Banner do post Cuidados com a pele

Você já se perguntou: Porque é tão importante cuidar da pele? Ou então, você já se perguntou, porque é que um cirurgião, como eu, quero falar sobre cuidados com a pele?

O motivo é simples: uma das maiores preocupações quando um paciente vem até o consultório e deseja realizar uma cirurgia plástica da face é justamente em relação à aparência das cicatrizes no período pós-operatório.

Essa é uma das maiores preocupações e uma das perguntas mais comuns que eu escuto. Bom, para ter uma boa cicatrização é preciso ter uma pele saudável e ter uma pele saudável é muito mais fácil do que parece. Neste vídeo eu vou te ensinar o passo a passo da manutenção de uma pele, não só com uma boa aparência, mas também saudável. E isto vai ajudar a obter uma boa cicatrização.

Primeiro Passo 

Eu sou o Dr. Rogério Leal, cirurgião plástico ocular. E, neste vídeo eu vou falar sobre cuidados com a pele. O primeiro passo com os cuidados com a pele é uma higiene adequada, para isso você precisa ir a uma farmácia ou uma loja e tomar cuidado para não se confundir com tantas marcas e tantos valores diferentes. Comunique ao vendedor o tipo de pele que você possui, se é oleosa, mista ou seca. Não cometa o erro, que é o mais comum, de usar um sabonete convencional em barra, que é muito alcalino e acaba ressecando demais a pele. E lembre-se nem sempre os produtos mais caros são exatamente os melhores.

Segundo Passo 

O segundo passo dos cuidados com a pele é justamente de um tônico. Na década de 80, 90 até o ano 2000, os tônicos eram chamados adstringentes e quase todos eles eram formulados a base de álcool. E existem dois problemas com a utilização de álcool no tonificante: o primeiro deles é que o álcool remove em excesso a camada oleosa da pele, e a remoção em excesso da oleosidade da pele acaba gerando um efeito rebote com a produção de ainda mais óleo, então, não resolve o problema. O segundo ponto é que o álcool ele destrói a microbiota natural da pele, nós temos bactérias saudáveis na pele que devem permanecer lá. Se o adstringente faz isso, ele acaba dando origem ao crescimento de bactérias nocivas.

A principal função de um tônico é justamente manter o PH da pele, e isso sim tem função de proteção, impedindo o crescimento de fungos e bactérias, e além disso o tônico consegue remover ainda aqueles excessos de maquiagem e filtro solar que a higiene inicial, lá do primeiro passo, não conseguiu resolver.

Quando você for a uma loja ou farmácia procure por um tônico moderno e que não seja a base de álcool.

Terceiro Passo 

O terceiro passo dos nossos cuidados com a pele no horário da manhã é justamente usar um antioxidante, e a melhor formulação ou uma das melhores formulações que nós temos é a Vitamina C, junto com a Vitamina E e o ácido ferúlico. Por quê? Porque essas substâncias unidas são capazes de nos proteger dos radicais livres.

Alguns especialistas comentam que nós na verdade não envelhecemos, nós oxidamos e essas coisas são equivalentes.

A Vitamina C ela tem, além da função oxidante, ela também é capaz de foto proteger a pele e clarear um pouquinho a nossa pele. A Vitamina E é a principal vitamina responsável por reduzir as nossas rugas. E o ácido ferúlico, além de oxidante, ajuda estabilizar toda essa formulação.

Por isso, não se esqueça, o terceiro passo dos nossos cuidados com a pele é justamente aplicar o antioxidante.

Quarto Passo 

O quarto passo dos cuidados matinais com a pele é a aplicação de um creme específico para a região das pálpebras inferiores. Depois do terceiro passo que é a aplicação de um agente antioxidante em toda a face, nós aplicamos um creme nessa região a base de retinol. Por quê? O retinol é um derivado da Vitamina A ou tretinoína, ele foi lançado nos Estados Unidos com o nome comercial de ‘’Ritinha’’ e no Brasil existe com outros nomes,

Nesta região, ele vai produzir uma discreta esfoliação e ele vai, também, espessar a derme, deixando a derme mais espessa, vai contribuir para reduzir as rugas dessa região. Que é uma das maiores reclamações dos nossos pacientes.

O que ocorre é que algumas pessoas são sensíveis ao retinol e para esses casos nós temos duas opções: podemos prescrever um creme com fatores de crescimento, embora o valor desse creme seja um pouquinho elevado ou uma segunda opção, um creme à base de peptídeos.

Nem os fatores de crescimento, atualmente, nem os peptídeos, conseguem um resultado do retinol, mas eles são boas opções para aqueles pacientes que têm peles sensível ao retinol.

Quinto Passo 

O quinto passo dos nosso cuidados com a pele é justamente utilizar o filtro de proteção solar.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda um filtro solar de amplo espectro e acima de 30, porque acima de 30 ele chega a proteger até contra 97% dos raios ultravioleta.

E o que significa amplo espectro? Significa que o filtro solar protege tanto contra raios UVA e a letra significa, do inglês, E de envelhecimento e o UVB da letra B burning – queimaduras.

Outra questão importante a respeito dos filtros é que nós, cirurgiões, gostamos de prescrever, assim como os dermatologistas, o filtro solar com óxido de zinco ou de óxido de titânio, isso significa que é um filtro físico.

O filtro físico é aquele que praticamente bloqueia os raios ultravioleta. Existe também no mercado o filtro químico que possuem moléculas que atenuam os raios ultravioleta, fazendo com que a energia dos raios que chegam à nossa pele seja menor.

O que ocorre na prática é que o filtro químico é um pouquinho mais fácil de espalhar no rosto e por isso muitas pessoas não gostam do filtro físico.

Agendar consulta