O jato de plasma na pálpebra é um procedimento minimamente invasivo. Todas as técnicas não cirúrgicas que auxiliam no controle do envelhecimento da área dos olhos são chamadas de blefaroplastia sem cortes.
O plasma utilizado neste tipo de tratamento é um gás ionizado formado por meio da ação de um forte energia que promove a separação dos íons e dos átomos. O equipamento usado gera um plasma artificial de corrente contínua de alta intensidade e tensão. Funciona fazendo uma retração discreta na pele na região das pálpebras.
A blefarofulguração é uma técnica não-invasiva, segura e eficaz que se propõe no tratamento de flacidez cutânea da região palpebral, por meio do método de eletrofulguração, reestruturando as fibras elásticas e o colágeno dessa área.
O procedimento não é uma cirurgia de pálpebras, por isso não tem nem a necessidade do afastamento das atividades cotidianas. Consiste na utilização de um aparelho de eletrocautério, gerando uma corrente elétrica e favorecendo no processo de eletrocoagulação. Ou seja: ocorre uma desnaturação de proteínas e uma retração do tecido em que está sendo tratado.
Além de ser uma técnica indicada para a remoção da flacidez das pálpebras, gordura, rugas e para promover o rejuvenescimento da área dos olhos, pode ser recomendada para o tratamento de hiperpigmentações, estrias, cicatrizes e despigmentação das sobrancelhas.
A blefaroplastia superior e inferior retarda visualmente o processo de envelhecimento na região das pálpebras e dos olhos, porém ela não tem como função interromper o processo evolutivo do seu corpo.
Ou seja, o resultado persiste, sim, por um longo período. No entanto, após alguns anos feita a cirurgia plástica estética pode surgir novamente algumas alterações morfológicas na região em que foi realizada a cirurgia. Logo, não existe um prazo de validade para os resultados obtidos com o tratamento.
A blefaroplastia sem cortes é um procedimento realizado por sessões, em alguns pacientes os resultados podem ser notados logo na primeira sessão. Mas é recomendado realizar três sessões com intervalos de seis semanas, além do processo de manutenção do tratamento.
Não são todos os casos que apenas o jato de plasma irá resolver o excesso de pele das pálpebras, afinal ao utilizar esse método o paciente terá resultados discretos e superficiais, diferente de uma cirurgia plástica.