A blefaroplastia é uma cirurgia plástica facial que exige muito conhecimento e técnica. Consiste na retirada do excesso de pele nas pálpebras superiores e inferiores, e na eliminação das bolsas de gordura. O procedimento é feito para melhorar o aspecto ao redor dos olhos e rejuvenescer o olhar do paciente.
A técnica é indicada para homens e mulheres, geralmente, acima de 25 anos que apresentam flacidez, bolsas sob os olhos, pálpebras caídas ou queiram apenas melhorar o aspecto do seu olhar.
A cirurgia de blefaroplastia deve ser realizada dentro de um centro cirúrgico especializado, sob anestesia local e sedação, em alguns casos pode ser que o médico recomende a aplicação de anestesia geral.
Para fazer a cirurgia, o médico-cirurgião delimita o local do corte. Em seguida, é realizada a abertura de acordo com as áreas demarcadas e o excesso de pele, músculo e gordura são retirados e é feita a costura do local. Apesar de parecer um processo simples, essa cirurgia demanda muita delicadeza e técnica do médico para garantir um resultado natural e harmônico.
A cirurgia pode durar em torno de duas a quatro horas, dependendo da complexidade e dos procedimentos auxiliares indicados. As cicatrizes podem ser facilmente escondidas nas dobras naturais da pele ou sob os cílios.
Existem diversas técnicas de blefaroplastia, entre elas temos: blefaroplastia cutânea, miocutânea ou transconjuntival, podendo ser realizada a laser. Elas são personalizadas de acordo com a necessidade de cada paciente. Além do mais, o especialista pode indicar outros métodos conjugados para alcançar um resultado ainda mais satisfatório.
Antes de saber qual é o melhor método para seu perfil, o médico deve realizar uma avaliação criteriosa do seu caso e explicar o porquê aquele procedimento é o ideal. Lembrando que cada técnica é diferente e tem um objetivo diferente, por isso não pode ser indicado para todos os pacientes.
A blefaroplastia é uma cirurgia delicada que apresenta resultados satisfatórios na aparência, deixando a pele mais rejuvenescida.
As diferenças e os resultados podem ser notados após a diminuição de edemas e do inchaço, porém os melhores resultados aparecem quando a pele já está mais firme, em torno de um ano.
O efeito permanece notório em uma média de 10 a 15 anos, em alguns casos até mais. Tudo irá depender de como o paciente está cuidando da pele, quais tratamentos se aplicam na região e, principalmente, como cada corpo reage diante da cirurgia plástica.
Nos primeiros dias de pós-cirurgia é normal que o local apresente edemas e necessite de alguns curativos. Além disso, é necessário seguir as prescrições médicas para que a recuperação da blefaroplastia seja mais rápida, algumas delas são:
Os pontos são retirados em torno de sete dias depois da cirurgia das pálpebras. Por isso, siga as recomendações do cirurgião e compareça a todas as consultas necessárias.
O principal objetivo da cirurgia das pálpebras caídas é reposicionar as pálpebras por meio da retirada do excesso de pele ou gordura, eliminando a aparência cansada e triste dos pacientes.
Por ser um procedimento que proporciona o rejuvenescimento facial, a blefaroplastia possibilita a eliminação de pequenas rugas e marcas de expressão que estão próximas do local em que o reposicionamento foi realizado.
Assim como em toda cirurgia plástica, na blefaroplastia tem cicatrizes, para que elas fiquem cada vez mais discretas é necessário tomar os cuidados mencionados anteriormente.
A cicatrização total demora cerca de seis meses a um ano, elas são finas e ficam escondidas nas dobras naturais da pele ou sob os cílios.