A busca pela harmonização facial e o rejuvenescimento dos traços do rosto, como da região malar (das maçãs) e das pálpebras é o desejo de muitos dos pacientes que procuram cirurgiões para a realização de intervenções e aplicações.
A harmonização facial feminina é realizada por meio de um conjunto de tratamentos estéticos combinados que, além de melhorarem a harmonia do rosto, transformam os traços e tratam o envelhecimento facial, que é caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura.
Dentro deste conjunto estão os tratamentos não cirúrgicos, como o preenchimento com ácido hialurônico. Além de melhorar o contorno facial, esta é uma técnica que repõe o volume em uma determinada parte do rosto e pode ser usada para atenuar os sulcos mais profundos, também conhecidos como rugas estáticas. A duração da harmonização pode variar conforme a área em que o ácido for aplicado sendo, normalmente, de 6 meses a 2 anos.
Porém, a cirurgia plástica também pode ser recomendada de acordo com o caso do paciente.
Para isso, a ritidoplastia, ou lifting facial, é uma das cirurgias essenciais de harmonização, já que seu objetivo principal é elevar a região das maçãs que ficam localizadas no terço médio da face e, se necessário, associar a elevação da musculatura do pescoço para que os sinais de envelhecimento sejam diminuídos.
O procedimento se inicia com incisões feitas pelo cirurgião nas áreas previamente delimitadas por marcação com caneta dermográfica. Para tanto, cada caso vai exigir uma técnica adequada para a realização da cirurgia, onde os cortes ficam escondidos no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e orelhas do paciente. Assim, todos os vasos sanguíneos são avaliados e cauterizados a fim de evitar sangramentos.
A finalização da cirurgia é feita por meio de sutura (os conhecidos pontos) para fechar a pele, o tecido abaixo dela e, principalmente, para suspender os músculos.
Todo o procedimento dura de 4 a 6 horas, em média. O que ocasiona a variação do tempo é a indicação de procedimentos auxiliares feitos por seu cirurgião, já que, em alguns casos, podem ser feitos preenchimentos com a própria gordura do paciente, com peelings químicos ou laser, pois estes auxiliam no rejuvenescimento facial proporcionado pela cirurgia.
As pálpebras caídas incomodam muitos pacientes por proporcionarem uma aparência de cansaço a eles e, além disso, ainda podem prejudicar a visão e causar dificuldades na hora de enxergar devido à grande presença de flacidez, como no caso de pessoas idosas.
Com a blefaroplastia, é realizado o reposicionamento das pálpebras por meio da retirada dos excessos de pele e bolsas de gordura. Essa cirurgia plástica feita na região dos olhos também ajuda a rejuvenescer o olhar e reduzir as rugas e linhas de expressão dos pacientes, proporcionando um melhor resultado para aqueles que buscam uma completa harmonização do rosto.