Dr Rogerio Leal
16 Setembro 2022 - Contour Lift

Correção de ptose palpebral x blefaroplastia: conheça as indicações

Banner do post Correção de ptose palpebral x blefaroplastia: conheça as indicações

Algumas pessoas fazem confusão entre a blefaroplastia e a correção de ptose palpebral. Você já se perguntou qual a diferença entre as duas cirurgias?

Primeiramente, é preciso esclarecer que se tratam de procedimentos totalmente distintos que, quando necessários, podem ser feitos em conjunto.

Quando o paciente percebe excesso de pele e bolsas de gordura caindo sobre os olhos, trata-se de uma condição física conhecida como dermatocalaze, ou blefarocalaze, que pode ser corrigida através da realização da cirurgia de blefaroplastia.

Já na ptose palpebral, o paciente tem a abertura dos olhos prejudicada. Ou seja: normalmente percebemos que um dos olhos permanece mais fechado – ou com a abertura um pouco menor – que o outro. Em algumas situações, o problema pode afetar os dois olhos. Há casos em que o paciente tem, além da pálpebra caída, uma flacidez maior em um dos olhos, o que prejudica a simetria do olhar.

Uma queixa muito comum neste tipo de quadro clínico é um cansaço constante. Os pacientes costumam afirmar que acordam com o semblante cansado. Essa sensação se dá justamente pela deficiência na abertura dos olhos, que costuma piorar ao longo do dia ou com a ingestão de bebidas alcoólicas.

Vale ressaltar também que a ptose palpebral é uma condição que pode ser adquirida com o processo de envelhecimento ou, por questões genéticas, existir desde o nascimento. Contudo, seja qual for a causa, a reparação pode ser feita através da cirurgia de correção da ptose palpebral.

Em resumo, a blefaroplastia corrige excesso de pele e bolsas de gordura e a correção de ptose palpebral repara uma deficiência na abertura dos olhos. Se necessárias, as duas cirurgias podem sim ser realizadas ao mesmo tempo e trazer excelentes resultados.

Agendar consulta