A blefaroplastia com transposição de gordura é uma técnica atual que pode oferecer resultados bastante satisfatórios. Entenda em quais casos a técnica é indicada.
Quando envelhecemos, é perceptível uma progressiva separação entre a região das pálpebras e da maçã do rosto. Esta depressão torna-se cada vez mais visível, à medida que as bolsas de gordura das pálpebras inferiores aumentam e os volumes de gordura facial diminuem.
A blefaroplastia com transposição de gordura é uma técnica avançada em que descolamos os três compartimentos de gordura da pálpebra inferior de maneira individualizada e fixamos este tecido gorduroso inferiormente, em direção à maçã do rosto. Para tanto, é necessário descolar também os músculos e ligamentos da parte superior da maçã do rosto, permitindo a acomodação da gordura palpebral nesta região.
O resultado final é o preenchimento natural da depressão conhecida como caminho da lágrima. A blefaroplastia tradicional não corrige este problema de maneira adequada, pois apenas a retirada de gordura é insuficiente para harmonizar a linha de demarcação entre as pálpebras e o terço médio da face.
Uma das principais características do envelhecimento facial é a perda de volume dos coxins de gordura em todo o rosto. Quanto mais acentuada for esta perda, mais visível será a linha de demarcação entre as pálpebras e as maçãs do rosto. Sempre que houver quantidade suficiente de gordura para ser reposicionada, devemos fazê-lo, pois a tendência é a perda progressiva através dos anos.
Por se tratar de uma técnica mais avançada, envolvendo, inclusive, o terço médio da face, o inchaço desta região é um pouco maior e a recuperação é um pouco mais lenta, motivo pelo qual indicamos, sempre que possível, a realização de drenagem linfática facial e a colocação de tapings no período pós-operatório imediato. Outros cuidados, como compressas frias, repouso, alimentação adequada e medicamentos, permanecem iguais à nossa rotina.
A moderna cirurgia de blefaroplastia com transposição de gordura pode ser associada ao laser, ao lifting de sobrancelhas ou mesmo ao lifting facial, com excelentes resultados.
A grande maioria dos pacientes acima de 45 anos possui a indicação para realizar esta cirurgia. Até o momento, foram constatados grandes benefícios desta técnica e ainda não podemos apontar nenhuma contraindicação específica, a não ser os casos que não apresentam bolsas de gordura suficientes para reposicionamento.