Os pacientes que desejam realizar uma cirurgia plástica facial possuem uma expectativa bastante elevada em relação ao resultado do tratamento, ou seja: costumam ser bastante exigentes!
Por este motivo, é de fundamental importância que o paciente seja sincero e responda todas as perguntas do seu médico; esclarecendo, minuciosamente, o principal motivo da consulta.
O médico deve disponibilizar tempo suficiente para escutar com atenção, examinar, fazer o correto diagnóstico e apresentar o planejamento ao paciente.
A maioria das pessoas me procuram para realizar a cirurgia plástica das pálpebras, ou blefaroplastia; a partir disso, é importante também que o paciente saiba escutar o médico: Quando avaliamos o envelhecimento facial, precisamos pensar nos volumes da face (que podem ser corrigidos através de preenchimentos com ácido hialurônico ou gordura) e na superfície da pele (que podem precisar da aplicação de laser ou peeling químico).
O nosso maior objetivo, ao final da primeira consulta, e que o médico tenha entendido as necessidades do paciente, e que o paciente tenha entendido o planejamento feito pelo seu cirurgião.