Na nossa enquete, eu perguntei se os pacientes sabem a diferença entre o enxerto de gordura e a transposição de gordura que são duas técnicas que trabalham com a gordura do próprio paciente, mas possuem diferenças importantes inclusive em relação ao resultado.
No enxerto de gordura, nós retiramos gordura de algum local, geralmente da papada ou ao redor do umbigo, face interna da coxa ou dos joelhos e enxertamos essa gordura distribuída por toda a face, mas nós devemos evitar a região das pálpebras.
A região das pálpebras possui a pele mais delicada do corpo humano e o enxerto de gordura nessa região pode causar irregularidades, depressões e sombras, além de um pouco de fibrose. Então, para que nós não tenhamos problemas com esse tipo de enxerto é melhor enxertar no restante da face e não na região das pálpebras.
Para a região das pálpebras, nós podemos fazemos a transposição de gordura, que significa retirar bolsas de gordura das pálpebras inferiores e deslocá-las inferiormente, preenchendo esta depressão que é o caminho da lágrima e na transposição não haverá nenhuma reabsorção de gordura, ao contrário dos enxertos.