Blefaroplastia
Blefaroplastia a Laser
A Blefaroplastia a Laser representa uma grande evolução nas cirurgias das pálpebras. O laser de CO2 fracionado, utilizado no procedimento, possui duas ponteiras: uma de corte e outra para o tratamento da pele.
A cirurgia é realizada com a ponteira de corte, o que proporciona menos sangramento e colabora com a redução de hematomas e inchaço pós operatório. Após os pontos, a ponteira para tratamento da pele, responsável pelo rejuvenescimento, entra em ação. Ao aplicar o laser sobre a pele, os resultados são a redução das rugas de superfície, aumento do colágeno, melhora da textura da pele, redução da flacidez e, em algumas áreas, é possível realizar um leve clareamento.
Blefaroplastia Superior
A blefaroplastia superior é a cirurgia plástica das pálpebras superiores, que tem como principal objetivo a retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura. Porém, é também fundamental ter a atenção voltada ao design, buscando um formato mais amendoado do olhar e mais curvo, além de posicionar a cicatriz exatamente no sulco para que, ao abrir dos olhos, ela fique escondida..
Outro ponto importante é o posicionamento das sobrancelhas. Se estiverem caídas podem interferir na quantidade de pele que deve ser retirada. Em alguns casos, para alcançar um resultado mais bonito, mais harmônico, é preciso ajustar essa posição.
Alguns pacientes - apesar de não terem as sobrancelhas caídas - buscam um formato mais bonito, que pode ser alcançado com uma melhor definição do ponto alto ou uma leve inclinação da calda. A avaliação de um especialista é fundamental nestes casos, pois nem sempre o formato escolhido pelo paciente é o que mais combina com a face.
Blefaroplastia Inferior
A blefaroplastia inferior é a cirurgia plástica das pálpebras inferiores, que tem como principal objetivo a retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura. Trata-se de um procedimento extremamente delicado, porque é preciso ter atenção para não retirar pele em excesso, o que pode resultar em pálpebras arredondadas e caídas.
Portanto, é fundamental realizar a cirurgia com um especialista que saiba avaliar a necessidade de associar a blefaro inferior a outros procedimentos como o lifting da musculatura orbicular, que é a suspensão do canto dos olhos, ou a cantoplastia (cantopexia), que resulta em um posicionamento mais elevado da lateral, deixando os olhos mais amendoados.
Dependendo da quantidade de bolsas de gordura e da área que se encontram, é possível realizar uma pequena retirada ou reposicionar essas bolsas, utilizando-as para fazer um preenchimento do caminho da lágrima, que é a depressão encontrada no rebordo da órbita.
Quando a transposição de gordura não é viável, o preenchimento pode ser feito com ácido hialurônico.
Outro ponto importante na busca por melhores resultados é a associação de procedimentos que podem reduzir a flacidez das pálpebras inferiores. Enquanto a blefaro é responsável pela retirada do excesso de pele e gordura, opções como a aplicação de laser de CO2 fracionado ou peeling químico são indicadas para melhorar o tônus da pele nessa região.