Dr Rogerio Leal
19 Julho 2023 - Pele

Suas olheiras te incomodam?

Banner do post Suas olheiras te incomodam?

Chá de camomila gelado, máscaras, pepinos, relaxamento da pele, gelo, cremes… Quem nunca ouviu uma receita mágica para se livrar das tão indesejadas olheiras? Mas, é claro que não estamos aqui para discutir nenhuma delas. Afinal, há quem diga que já obteve bons resultados e há quem diga que elas não mudam absolutamente nada. Mas, você sabe por que nem sempre o que funciona para uma pessoa, funciona para outra?

Primeiro é preciso entender que, na maioria das vezes, as olheiras não surgem por uma única causa, mas por uma junção de elementos. Entre eles, estão questões como a pigmentação da pele, que pode ser influenciada por fatores genéticos e raciais. Pessoas com maior quantidade de melanina ao redor dos olhos, por exemplo, têm maior propensão a desenvolver olheiras. Se há bolsas na região das pálpebras ou se os olhos são fundos, elas também podem aparecer.

Outra disfunção que pode provocá-las é uma alteração chamada de hipertrofia do músculo orbicular, um pequeno inchaço na parte superior das pálpebras inferiores, comumente confundida com bolsas de gordura!

Em resumo, por terem origens diferentes, as olheiras dificilmente podem ser tratadas com receitas prontas. Em alguns casos, como nos que apresentam bolsas ou hipertrofia, as cirurgias podem ser uma solução indicada. Em outros, os quadros podem ser resolvidos com medicamentos, tratamentos para o clareamento da pele, preenchimentos ou procedimentos mais simples associados aos cirúrgicos.

Se suas olheiras te incomodam, saiba que o primeiro passo – e talvez o mais importante – é passar por uma avaliação específica para entender qual a origem do problema e quais as possibilidades de tratamento mais adequadas para o seu caso.

Quer saber mais? Fale com a nossa equipe e agende uma consulta.

Agendar consulta