Além de trazer experiência, o tempo também costuma deixar marcas em nosso corpo. As linhas de expressão, ou como são chamadas popularmente, rugas, fazem parte desse processo.
Porém, com os avanços dos estudos e das tecnologias, atualmente é possível não apenas evitar as rugas, como também eliminá-las, para resgatar uma aparência mais sofisticada, jovem e bela.
Junto com o avanço da idade, algumas de nossas funções acabam enfraquecendo. Ao se tratar da pele, temos o enfraquecimento das funções do tecido conjuntivo, perda da elasticidade e até mesmo a desidratação. Todas as características, somadas aos movimentos faciais repetitivos que exercemos ao longo da vida, resultam no aparecimento e aprofundamento das rugas.
Rir, chorar e até mesmo falar são alguns dos atos que criam, a longo prazo, linhas que irão se consolidar como marcas de expressão facial. Porém, esses atos naturais não são os únicos responsáveis pelas rugas. Abaixo, você encontrará alguns costumes que prejudicam a pele e podem gerar linhas de expressão:
Exposição ao sol – a exposição solar sem proteção causa o envelhecimento precoce e até doenças mais graves, como o câncer de pele;
Tabagismo – o cigarro libera oxidativos e radicais livres, que facilitam e aceleram o aparecimento de rugas, além de destruírem a vitamina C, que é de extrema importância para a formação do colágeno;
Poluição – reduz o nível de vitamina E, um antioxidante importante para a pele combater as expressões faciais.
É importante conhecer os tipos de marcas de expressão para, assim, realizar o tratamento mais adequado de como acabar com as rugas.
1 – Rugas finas
Como o próprio nome sugere, trata-se das rugas mais finas. Costumam surgir no início da fase adulta e a exposição ao sol pode intensificá-las. Limpeza de pele, fotoproteção e outros tratamentos preventivos podem evitar o surgimento dessas rugas.
2 – Linhas de expressão
Costumam surgir entre 30 e 40 anos. Trata-se dos resultados das expressões faciais realizadas repetidamente em nossa vida. O tratamento para essas marcas de expressão facial exigem a expertise um bom especialista.
3 – Rugas profundas
Essas são as rugas aparentes mesmo com a face relaxada. Seu aparecimento costuma ser entre os 40 e 50 anos. São visíveis e exigem um tratamento adequado, selecionado pelo cirurgião.
É importante ressaltar que a pele é um órgão mutável, que se modifica tanto naturalmente, como também através das cirurgias plásticas. Portanto, resgatar a beleza jovial sempre será um processo possível e uma busca constante.
Às vezes, a prevenção pode não ser suficiente para acabar com as rugas, por isso, os procedimentos cirúrgicos são grandes aliados.
No caso das rugas, a cirurgia plástica facial que pode tratá-las com eficiência tem o nome de lifting. Esse é um procedimento mais realizado na face, remodelando estruturas faciais profundas, tendo grande repercussão sobre a pele (especialmente quando o laser de co2 é utilizado).
Lembre-se que apenas um especialista pode indicar um tratamento adequado. Portanto, entre em contato com o Dr. Rogério Leal para saber quando é indicado realizar o lifting facial e se esse procedimento se encaixa com o seu processo de rejuvenescimento.