Você sabe em quais casos o procedimento é indicado?
Você provavelmente já ouviu falar da transposição de gordura. Correto? O que nem todos sabem, contudo, é que nem todos os casos tem indicação para esse procedimento. E eu vou explicar.
Quando envelhecemos, as nossas pálpebras inferiores se tornam mais flácidas e em algumas pessoas começam a aparecer bolsinhas de gordura na parte inferior dos olhos.
Na maioria das pessoas, além da bolsa de gordura, surge uma leve depressão logo abaixo da bolsa, o que corresponde ao ligamento orbitário. Essa depressão faz uma sombra chamada “caminho da lágrima”.
Atualmente, é muito comum que os pacientes, quando incomodados com as olheiras ou com o aspecto da pele nessa região, procurem dermatologistas para preencher o caminho de lágrima. E, é claro, que quando essa depressão é discreta, um pequeno preenchimento pode resolver a questão e trazer um resultado satisfatório.
Porém, quando temos um caminho da lágrima profundo e uma volumosa bolsa de gordura nas pálpebras inferiores, a transposição de gordura é mais indicada. Nestes casos, realizado uma cirurgia para romper esse ligamento e e fazer a transposição, o deslocamento desta bolsa de gordura para a região malar, e com isso nós fazemos um preenchimento natural do caminho da lágrima.Ou seja, a transposição de gordura só é indicada para estes casos em especial e não está para todos.
Mas, o mais interessante é que com a evolução da blefaroplastia inferior nós não precisamos nos limitar apenas a retirar bolsas de gordura. Nós podemos utilizar esse excesso de bolsa de gordura a nosso favor, fazendo um preenchimento do caminho da lágima com a gordura da própria bolsa do paciente.
E você sabe porque em alguns casos nós preferimos a transposição do que o enxerto? Porque quando realizamos o enxerto nós tiramos gordura de um outro local e transportamos para essa região. Com isso, uma parte dessa gordura será reabsorvida.
Como temos na região das pálpebras a pele mais fina de nosso corpo, é preciso tomar alguns cuidados especiais. Ao fazer o enxerto, é possível que alguns pequenos nódulos se desenvolvam e se tornem um incômodo.
Eu já tive alguns casos, por exemplo, que operei justamente para retirar esses nódulos. É por isso que nós não costumamos indicar o enxerto de gordura para essa região e sim a transposição.
Em resumo, trata-se do reposicionamento ou reutilização da gordura retirada das próprias pálpebras, que são deslocadas para o preenchimento de depressões como o caminho da lágrima.
A viabilidade da utilização da transposição de gordura é sempre determinada pelo especialista. Quando a transposição não é viável, os preenchimentos podem ser realizados com ácido hialurônico.
Quer saber mais? Clique no botão abaixo e fale com a nossa equipe. Estamos sempre prontos para atender você.